O oitavo mandamento " Não Furtarás"

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

Pergunta 140. Qual é o oitavo mandamento?

Resposta: O oitavo mandamento é: “Não furtarás”.

Pergunta 141: Quais são os deveres exigidos no oitavo mandamento?

Resposta: Os deveres exigidos no oitavo mandamento são a verdade, a fidelidade e a justiça nos contratos e no comércio entre os homens, dando a cada um o que lhe é devido; a restituição de bens ilicitamente tirados de seus donos; dar e emprestar livremente, conforme as nossas forças e as necessidades de outrem; a moderação de nossos juízos, vontades e afetos, em relação às riquezas deste mundo; um cuidado e zelo providentes em adquirir, guardar, usar e distribuir aquelas coisas que são necessárias e convenientes para o sustento da nossa natureza, e que condizem com a nossa condição; um meio de vida lícito e a diligência no mesmo; a frugalidade; evitar demandas forenses desnecessárias e fianças, ou outros compromissos semelhantes; e um esforço por todos os modos justos e lícitos para adquirir, preservar e adiantar a riqueza e o estado exterior, tanto de outros como o nosso.

Pergunta 142. Quais são os pecados proibidos no oitavo mandamento?

Resposta: Os pecados proibidos no oitavo mandamento, além da negligência dos deveres exigidos, são: o furto, o roubo, o roubo de homens e a receptação de qualquer coisa furtada; o negócio fraudulento, pesos e medidas falsas; a remoção de marcos de propriedade, a injustiça e a infidelidade em contratos entre os homens ou em administrar os negócios de outros a nós confiados; a opressão, a extorsão, a usura, o suborno, as vexatórias demandas forenses, todo o cerco injusto de propriedades e despejo de inquilinos; a acumulação de produtos para encarecer o preço; os meios ilícitos de vida, e todos os outros modos injustos ou pecaminosos de tirar ou de reter do nosso próximo aquilo que lhe pertence, ou de enriquecer a nós mesmos; a cobiça, a estima e o amor desordenado aos bens mundanos, os cuidados e esforços receosos e demasiados em obtê-los, guardá-los e usar deles; a inveja da prosperidade de outrem; assim como a ociosidade, o esbanjamento, o jogo dissipador e todos os outros modos pelos quais indevidamente prejudicamos o nosso estado exterior; e o defraudar a nós mesmos do devido uso e conforto da posição em que Deus nos colocou.

INTRODUÇÃO :
Tudo isso esta ai dentro do não furtaras ? de onde tiraram tanta coisa de duas palavras ? na verdade os 10 mandamentos são um resumo da Lei, toda a lei do pentateuco no que diz respeito a proteção da propriedade e ao respeito ao proximo e ao trabalho, a não preguiça e não cobiça a honestidade, todas essas leis do pentateuco foram resumidas no não furtarás, o não furtarás é um mandamento de proteção a propriedade, o não adulterarás é o mandamento de proteção a familia, e o não matarás de proteção a vida.
Então a vida é valoroza diante de Deus, a família e a propriedade, entendendo que nós não somos dono de nada que tudo é de Deus, o salmo 24 diz “ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém” Tudo é de Deus nós apenas somos mordomos , e isso é bem claro, diz o ditado popular que caixão não tem gaveta, porque ? porque você não leva nada , tudo fica e ai os teus filhos vão usar, então uma geração na terra usa tudo o que esta na terra essa geração morre e a outra geração se apropria desses bens, ninguem leva nada tudo é de Deus Mas Deus nos empresta esses bens e quando nos empresta ele garante a propriedade, é uma defesa a propriedade,
então no pentateuco vocês tem todos esses mandamentos que se você apertar eles cabem no não furtarás, o que que o pessoal de westminter, aquela grande assembleia, formada por 151 teologos das cabeças mais brilhantes da epoca fizeram ? eles pegaram o não furtarás e abriram de novo mas eles abriram agora não só com vesiculos do pentateuco mas eles abriram pegando os textos da bíblia inteira. por exemplo quando eles dizem aqui o evita brigas forenses desnescessárias você lembra de (1Co 6 quando paulo diz que um crente não pode entrar com uma ação ou um processo judicial na justiça comum pois isso seria um escandalo e Paulo diz vocês não tem nehum sabio ai para julgar essa questão fazendo vergonha e escandalo a igreja pois vocês não sabem que um dia vocês vão julgar os anjos, porque não julgam as causas menores, imagine um juiz impio receber dois crentes brigando no seu tribunal o escandalo que é isso, é por isso que crente não entra contra crente na justiça comum mas o conselho da Igreja se transforma em tribunal e julga a questão)
Mas observe a confissão de fé de westminster pega então agora a biblia toda, tudo que está relacionado a honestidade a trabalho a não cobiça , tudo o que esta relacionado a propriedade e o trabalho .
1- DEVERES EXIGIDOS :
A verdade ( raiz da desonestidade é a mentira- venda de um carro)
Imagine que você vai vender o carro e há um defeito no carro e que na hora da venda você pode não falar ou você pode fala, o que um crente faria ? Ele falaria “ eu to te vendendo esse carro mas ele tem um problema no motor então vou tirar um valor ai do preço para que você arrume esse problema” Isso é o que um crente faz, abre o jogo, porque você estara prejudicando a pessoa, e prejudicar alguém financeiramente é quebrar o mandamento estão percebendo . Se você vai vender um produto e ve que ele não presta você estará prejudicando o seu próximo, esse mandamento regula as transações comerciais.
2. A justiça nos contratos e no comercio
Ser justo em tudo o que for fazer, um contrato de aluguel, ( 1% ao dia) no contexto brasileiro você esta pecando ( exploração), não pode ser feito um contrato drakoniano um contrato que tenha algo escondido que beneficie você e prejudique outro. ( Lutero e o sapateiro , o melhor produto pelo melhor preço o preço mais justo)
3. A restituição de bens ilicitamente tirado de seus donos ( Lc 19.8)
Quando alguem que roubou ou ganhou ilicitamente algo ele tem que arrumar essa area da sua vida, O convertido da vila guarani tinha problemas da justiça e deveria se entregar a policia, Ler o texto de zaqueo.
4. O dar e o emprestar livremente, conforme as nossas forçase as nescessidades de outrem ( a ursura é proibida, mas a bondade é recomendada)
a O que é combatido aqui a pratica de juros abusivos e a usura ( sinonimo de agiotagem) varios texto do pentateuco proibem expressamente isso, o individuo esta muito endividado e ai não vai ao banco e vai a um agiota e pega o dinheiro emprestado a juros abusivos. Mesmo não sendo agiotas nos temos que ter cuidado com isso, o ideal é quando a pessoa estiver precisando você dar o dinheiro , mas caso não haja condições de dar empreste e o ideal é que empreste sem juros bondosamente, no maximo você poderia pedir a coreeção monetaria do tipo se esse dinheiro estivesse na poupança ele teria rendido esse percetual então é isso que eu cobraria de você, cobra correçâo monetaria não é ursuria, se você tiver um centavo de lucro você esta quebrando o mandamento
5. A moderação de nossos juízos, vontades e afetos, em relação ás riquezas deste mundo.
A cobiça é condenada, não é pecado você querer crescer na vida , comprar a casa o carro nada disso é pecado, o pecado é você colocar o dinheiro como seu idolo , como a meta principal da sua vida, sonhando em fica rico,
6. Um cuidado em adquirir, guardar, usar e distribuir aquelas coisas que são nescessarias para o sustento da nossa natureza, e que condizem com a nossa condição:
Zelar pelo que temos, sem desperdicio, Se Deus te deu comida use sem desperdicio, cuide daquilo que Deus te deu sem desperdicio, é você ter moderação nas compras. ( ex . 100 pares de calçados, bolsa 10.000) Cuidado para que você não seja uma pesoa exibissionista, uma pessoa que ficque gastando demais quando tem gente que tem menos, uma vida simples é o bom caminho para que você tenha com o que ajudar o proximo. ( 1 Tm 6.6 )
7. Um meio de vida licito e a diligência no mesmo.
Legalidade e trabalho , trabalhar de forma licita, “ pastor me ofereceram um trabalho, mas eu vou ter que fazer alguma coisa lá soltar uma notafiscal superfaturada, ocultar uns documentos, o discipulo de cristo trabalhar com a verdade e não pode trabalhar assim , (CENA DO FILME CORAJOSOS) é uma cena de um filme mas esse é o espirito e a mentalidade do cristão, você é o embaixador de Cristo, cristão significa ser como Cristo andar como Cristo pensar como Cristo. ( At 11.26 / 1 Pe 4.16) .
Diligencia no trabalho , é ser diciplinado e reverente ao chefe no trabalho , não chegar atrasado ou como diz o mundo ser proativo é fazer mais do que se é mandado, isso é um bom funcionario, por exemplo se houver alguma plaquinha de funcionario do mês o crente deve estar lá naquela placa todo mês como o melhor funcionario. Caso você chegue atrasado no trabalho você esta roubando horas do seu chefe, se você esta roubando horas da empresa você esta roubando no seu salario.( cl 3. 22)
8. A frugalidade:
vida simples sem ostentação , o exemplo aqui é cristo ele teve uma vida simples apesar de ser dono do mundo inteiro, nós temos que ter vida simples, não vá pelo caminho da ostentação .
9. O evitar as demandas forenses desnecessárias:
Sofra o dano ( 1Co 6)
9. E um esforço por todos os modos justos e licitos para adquirir, preservar e adiantar a riqueza e o estado exterior, tanto de outros como o nosso:
Valorizar o trabalho.
COMO ESTE MANDAMENTO É QUEBRADO :
Este mandamento é violado quando “tiramos vantagem de nosso proximo em qualquer tipo de tratado que resulte em perda para ele”. Em outras palavras, “ uma pessoa furta não só quando rouba o cofre de um homem ou sua carteira, mas também quando tira vantagem de seu próximo no mercado, na merciaria, no açougue, na adega, nas oficinas e, resumindo, em todo o lugar onde haja negociação e dinheiro é trocado por bens ou trabalho” Lutero Catecismo Maior.
QUem tem comercio ou estar no setor de industria tem que saber disso, se você tira vantagem das pessoas, se você esta querendo enriquecer rapido você esta quebrando esse mandamento, você tem que calcular o preço do seu produto certinho de uma forma que você pague os custos, os funcionarios e a voce mesmo e tenha uma margem de lucro que não explore as pessoas.
2- QUAIS OS PECADOS PROIBIDOS NESTE MANDAMENTO ?

Pergunta 142. Quais são os pecados proibidos no oitavo mandamento?

Resposta: Os pecados proibidos no oitavo mandamento, além da negligência dos deveres exigidos, são: o furto, o roubo, o roubo de homens e a receptação de qualquer coisa furtada; o negócio fraudulento, pesos e medidas falsas; a remoção de marcos de propriedade, a injustiça e a infidelidade em contratos entre os homens ou em administrar os negócios de outros a nós confiados; a opressão, a extorsão, a usura, o suborno, as vexatórias demandas forenses, todo o cerco injusto de propriedades e despejo de inquilinos; a acumulação de produtos para encarecer o preço; os meios ilícitos de vida, e todos os outros modos injustos ou pecaminosos de tirar ou de reter do nosso próximo aquilo que lhe pertence, ou de enriquecer a nós mesmos; a cobiça, a estima e o amor desordenado aos bens mundanos, os cuidados e esforços receosos e demasiados em obtê-los, guardá-los e usar deles; a inveja da prosperidade de outrem; assim como a ociosidade, o esbanjamento, o jogo dissipador e todos os outros modos pelos quais indevidamente prejudicamos o nosso estado exterior; e o defraudar a nós mesmos do devido uso e conforto da posição em que Deus nos colocou.

O furto ( Sem violencia)
O roubo ( com violencia)
O roubo de homens ( sequestro)
O receber alguma coisa furtada ( Ef 5.11) Aplicativos de filmes
As negociações fraudulentas( comprar sem nota) ( não compre produto pirata, programas piratas)
Pesos e medidas falsas ( imetro)
Remover marcos de propriedade
O sonegar o dízimo ao Senhor
A injustiça e a infidelidade em contratos entre os homens ou em administrar os negócios de outros a nós confiados
A extorsão
A usura ( agiotagem , juros excessivos)
Todo o cerco injustus d epropriedades e despejo de inquilinos injustamente
A acumulação de gêneros para encarecer o preço ( monopólios)
Os meios ilícitos de vida ( ter renda a partir de coisas pecaminosas)
Todos os modos unjustos ou pecaminosos de tirar do nosso proximo aquilo que lhe pertence, ou de nos enriquever a nós mesmos ( negocios vantajosos…)
A cobiça, a estima e o amor desordenado aos bens mudanos ( 1 tm 6.9,10) resistir ao roubo.
Os cuidados e esforços receosos e demasiados em obtê-los, guardá-los e usar deles
A inveja da prosperidade de outrem
A ociosidade ( 2 Ts 3.10)
A prodigabilidade ( esbanjar - roupas, acessórios)
Os jogos de azar ( ganhar sem trabalhar) Ganhar com prejuzos dos outros.
“ Para sermos culpados de roubo basta apenas uma hora desperdiçada de trabalho; um item do escritório que esquecemos de devolver; um interurbano pessoal que fizemos as custas da companhia; um item com preço exagerado na nossa loja . Vemos nosso Senhor sem pecados, crucificado por ladrões não diferentes daqueles pendurados proximo a ele. Ali estava uma pessoa que nunca apropriou-se de algo que não lhe pertencia, que cumpriu todas as suas obrigações e pagou débitos que não devia e, mesmo assim, estava pendurado perto de um ladrão comum, sustentando sua vergonha e culpa diante de Deus como se tivesse cometido crime. O ladrão crucificado próximo ao nosso Senhor pode ter experimentado a ira de Roma naquela tarde escura de sexta-feira, mas por causa da crucificação de um homem a alguns centímetros dele, não terá que sofrer a ira do céu. Todos os ladrões que confiam em Cristo podem esperar ouvir as mesmas palavras do Cordeiro imaculado nos seus leitos de Morte “ hoje estarás comigo no paraiso”.
Em suma, há um aspecto em que todos nós já furtamos, s ena sa empresa você parou de trabalhar antes da hora ou se chegou atrasado, se já passou um atestado que na verdade dava para trabalhar, veja não há como não sermos culpados mas Deus insiste que nós tenhamos uma vida honesta, então vamos concertar, Sabedores disso tudo vamos concertar nossa vida nessa area, da bondade da justiça da verdade e da ajudar e honestidade com o proximo é isso que o mandamento nos ensina.
Related Media
See more
Related Sermons
See more